16.9.12

Hino Nacional Brasileiro Desinvertido

Não que eu seja lá muito nacionalista e tal, mas que acho meio chato as pessoas cantarem as rimas hipnóticas do nosso hino sem saberem o que está acontecendo. Logo, resolvi endireitar as coisas e colocar as palavras em uma ordem mais 'moderna', que possam entender em uma lida (se eu incluísse um glossário, suponho). Duas coisas me impressionaram nessa 'tradução': a quantidade de adjetivos, claramente encheção de linguiça, e texto focado sempre no futuro, na esperança de que brilharemos um dia, ao invés de narrações de feitos 'honrosos' do passado. Ah, não me preocupei de incluir os refrõezinhos bobos. Já estavam inteligíveis e só servem para manipular os 'patriotas', que assim tem uma parte com palavras acessíveis para cantar com força. E se acham que interpretei errado, podem sugerir algo. Essa coisa é tão cheia de adjetivos que não se sabe direito qual serve para que, caramba.
----
 Hino Brasileiro Desinvertido

As margens plácidas do Ipiranga ouviram , às margens plácidas do Ipiranga, o brado retumbante de um povo heroico. E, nesse instante, o sol da liberdade brilhou no céu da pátria, em raios fúlgidos. Se conseguimos conquistar com braço forte o penhor dessa igualdade, a própria morte desafia o nosso peito em teu seio, ó Liberdade.

Brasil, um sonho intenso, um raio vívido de amor e de esperança, desce à terra, e em teu céu formoso, risonho e límpido resplandece a imagem do Cruzeiro. Colosso impávido, gigante pela própria natureza, és belo, és forte e o teu futuro espelha essa grandeza.

Brasil, deitado em berço esplêndido eternamente, ao som do mar e a luz do céu profundo, florão da América: fulguras iluminado ao sol do novo mundo. Teus campos risonhos e lindos têm mais flores do que a terra mais garrida, nossos bosques têm mais vida e nossa vida tem mais amores no teu seio.

Brasil, que o lábaro estrelado que ostentas seja símbolo de amor eterno, e que o verde-louro dessa flâmula diga "Paz no futuro e glória no passado". Mas se ergues a clava forte da justiça, verás que um filho teu não foge à luta e que quem te adora não teme a própria morte.

---

Melhorou? Partes riscadas são correções por sugestões dos comentários, para não perdermos as eventuais bobagens originais. E aqui algo que achei depois, com alguns comentários que podem ser interessantes.

e.


5 comentários:

  1. Hino Brasileiro é uma afronta aos músicos despreparados e um raio de ilusão. Concordo contigo na parte de ser só visões futuras, mas adicono que o Brasil nunca teve glórias dignas de hino (ou faz um como o Hino do Guarani).


    M.

    ResponderExcluir
  2. Cara, não tem muito o que concordar comigo naquilo ali, é só um fato. E o q define uma glória de ser 'digna de um hino'? O q define algo como glorioso? O status quo, talvez. Nesse caso, um hino narrando coisas bravas seria bem mais exagerado que o atual e teria que mudar o tempo todo, conforme mudam os parâmetros que definem as tais honras. Pelo menos nosso hino não é um veículo de lavagem cerebral muito importante. E com um hino confortável desses, cheio de riminhas bonitinhas, as pessoas conseguem decorar... :)

    e.

    ResponderExcluir
  3. Cara você falou, falou e falou... Mais não sabe nem qual é a ordem direta!
    A começar pelo primeiro verso, onde o correto(para ordem direta)é: " As margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heroico."
    *Sujeito: As margens plácidas do Ipiranga
    *Verbo(transitivo direto):Ouviram
    *Objeto Direto: O brado retumbante
    *Adjunto adnominal: de um povo heroico(caracteriza o brado)

    Por fim acho que é você quem não sabe o que está cantando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens razão, Mr. Anônimo, não tinha reparado que não há crase em "as margens", então me confundi. Já altero. "A começar pelo primeiro verso": tens mais alguma sugestão? Por favor, fico grato em receber ajuda.

      Mas mesmo assim, minha opinião a respeito do nosso hino não muda - nem o sentido da primeira frase. Continua sendo um hino sem sal, para uma poesia de tal magnitude. Aliás, talvez saiba de literatura também além de ortografia: posso dizer que é um hino deveras parnasiano?

      E se puderes divulgar teu nome, posso te dar crédito pelas sugestões.
      Grato,
      e.

      Excluir
    2. Parnasiano sim, mais não é isso excelente? Afinal "arte pela arte", frase que define o parnasianismo,não é a cara do Brasil? Um país tão cheio de arte e culturas. Além disso o positivismo expresso nas poesias parnasianas, como no nosso hino, reforçam a ideia de um país racional e que caminha para o progresso. Reafirmando a célebre frase positivista de nossa bandeira: "Ordem e progresso". É claro, como parnasiano, se atenta aos detalhes, o que é bom, afinal realçam as belezas de nosso país. Até porque, não como nacionalistas, o que você parece temer ser, mas como cidadãos devemos valorizar o quão bom é e pode ser nosso país.

      Excluir