1.5.12

DIY Stompbox

Olá, moçada! Aqui vai mais um projetinho de um fim-de-semana (ou três, no meu caso): uma stompbox! É bem simples e barato, a minha deve ter custado uns 5 reau. E o que precisaremos? Pouca coisa: uma caixinha (eu fiz a minha), um jack p10 mono, uns fiozinhos, material de solda e a grande estrela da noite, um diafragma piezoelétrico.


O diafragma é o coração da coisa: quando se pisa na caixinha, ele gera um sinal elétrico, que é amplificado pelo -dã- amplificador e é ouvido pelos nossos -dã- ouvidos. Nos meus testes, colei no violão e amplificou super bem - em relação ao custo de 1 pila. Também funciona, por exemplo, colocar o celular em cima da caixinha: o sensor capta e amplifica. Mas, claro, quanto mais simples o som a ser amplificado, melhor. Para comprar o diafragma, é só chegar em uma eletrônica e pedir "me dá um difragma piezoelétrico, tio?", que às vezes pode ser "lâmina piezoelétrica".

Para montar, siga as fotos, e qualquer dúvida é só comentar. Se alguém pedir, posso upar o som da coisa, mas como dá trabalho e provavelmente ninguém vai ler mesmo, não fiz agora. Mas de novo: é só pedir. Paz e amor a todos!

Diafragma: positivo no meio, negativo na borda.
Como ligar o jack? A parte que encosta na ponta do plugue é o sinal (+), e a outra, o terra (-).
No fim das contas, pode ser bom adicionar estas patinhas de feltro, para não captar o plec plec da madeira no chão.

2 comentários: