6.10.09

Homemade Tandem

Agora escrevo sobre a tandem do meu irmão, construída em tempo recorde. De manhã ele disse q iria ser legal fazer uma tandem, e de noite já tínhamos o "projeto" para mandar ao serralheiro no outro dia.
Nós tínhamos uma bike inteira, q sobrou na garagem depois q o Fred comprou uma magrela nova (Caloi Easy Rider, muito boa) e a parte da frente veio de um quadro "coletado" em uma esquina qualquer, q estava com a traseira arrebentada. Juntamos várias peças velhas do nosso "depósito" e vimos q dava para concluir o projeto sem muitos problemas.
Depois do serralheiro, começamos a montar as peças. Decidimos sacrificar a coroa menor, e passar a corrente dianteira pela direita (deve ser complicado adaptar tudo para o outro lado). O problema dessa transmissão é q ficou bem folgado, e por qualquer coisinha caía. Então eu lembrei de um negócio q eu tinha visto na internet: uma "coroa voadora" solta no meio da corrente. O Fred testou primeiro com duas coroas de trinta e poucos dentes, mas ficou folgado. Aumentou para 40 dentes e ficou bem tensionada. Os mecânicos não acreditaram q funcionava (um deles queria soldar mais dois movimentos centrais ali...). Ficou conforme a foto:
Depois de alguns testes e passeios maiores (uns 35 km, linha Venâncio-Lajeado) deu para ver bem o comportamento da bike. Ela é meio "bamba", e creio q seja porque a caixa de direção ficou mais inclinada do q deveria. Espero q esta inclinação não danifique o garfo. A posição do ciclista da frente é mais baixa, o q possibilita boa visibilidade para o ciclista de trás, e o fato de ter apenas 12 marchas não chega a ser problema (com dois caras pedalando juntos...). Ficou relativamente leve, com 22 kg, aproximadamente (quase igual a reclinada, pasmem!).
Hoje ela está conforme a foto abaixo, com algumas peças provisórias (o pedivela dianteiro e a mesa da frente são meus, para a Sarna...). Se alguém puder ajudar doando uma coroa de 28 dentes velha (ou o pedivela todo, desde q a coroa esteja ali), seremos muito gratos. Inda faltam vários detalhes, como a pintura e etc (o leitor atento reconhecerá o freio dianteiro)...
:D

2 comentários:

  1. bom dia
    tento inventar um bike mas nao consigo
    o projeto esta incompleto mas é uma bike para uma pessoa so.tenho a foto no meu orkut.
    vc produz bikes...foto no link

    http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?uid=10579677070842653663&pid=1296619496307&aid=1277366129$pid=1296619496307

    ResponderExcluir
  2. opa, beleza?

    isso aí é pra uma pesssoa? e ela senta onde? tem a opção de sentar tanto reclinado quanto normal? se puderes explicar mais algo a respeito do teu objetivo, posso tentar te ajudar...

    abraço e boa sorte

    ResponderExcluir