18.10.09

Kayaks de Madeira

Depois de andar de caiaque na praia, eu e o fred pesquisamos um pouco mais sobre estas embarcações (sobre como construí-las, mais especificamente...). É bastante difícil de achar na internet até mesmo imagens sobre caiaques de madeira mais simples, então resolvi postar as fotos q eu achei dos caiaques que meus pais usavam, q podem ajudar futuros construtores.

Eles tinham basicamente dois modelos, o Navio e, por falta de um nome, o outro...

O Navio

O Navio é (era) um barco bem antigo, construído pelo meu vô (q é marceneiro nas horas livres) e pelo irmão dele durante a juventude. É feito de folha, tem entre 3 m e 3,5 m e era o mais pesado da "frota" (meus pais e amigos), tinha a aceleração lenta mas alcançava velocidades maiores q os outros, segundo relatos.


Era pilotado pela minha mãe, e era muito bem trabalhado, com vários pontos curvados como se pode ver nas fotos...



E o outro


O outro é esse aí embaixo, mais reto, todo de madeira, projetado por um amigo dos meus pais, e construído pelo pai de outro (ou do mesmo, sei lá...). Foram construídos vários (uns 4?), e tinham alguns detalhes legais, como dois "porta-malas" e o topo arredondado, para escorrer a água...



Eu meio q desisti da construção, mas o Fred tá animado. Mais adiante eu posto o projeto dele, q é para caber em uma única folha de compensado naval. Ele está praticamente só esperando a chapa de madeira chegar para começar a construção, mas daí já é assunto para outros (muitos) posts...

:D

Nenhum comentário:

Postar um comentário