6.11.09

Single Speed

Outra idéia interessante q me surgiu: Montar uma fixed wheel urbana. Ou quase isso. Para quem não sabe, as primeiras bicicletas com transmissão por corrente eram fixed wheels (ou pinha fixa), ou seja, não tinham roda livre (catraca). Pedala pra frente vai pra frente, pedala pra trás vai pra trás. Imagina freiar um bixo desses embalado numa descida. As bicicletas de velódromo são assim (fica mais leve). Pois é. Mas eu escrevi "quase isso" ali em cima. Por quê? Acho q é mais seguro ter freio, ou parar de pedalar nas descidas sem o risco de um pedal maluco nocautear minha canela (autch!). E também acredito q é melhor usar um guidão de mountain bike, e não speed. Mais confortável "urbanamente". Mais ou menos como a foto abaixo... Linda, não?

 photo credit: sweens308 via photopin cc

A idéia é usar um quadro antigo, tipo Caloi 10 ou Monark (um amigo meu comprou uma quase inteira por 80 pila), daqueles com o tubo superior quase horizontal, tubos bem finos, uma marcha (ou seria sem marchas?), freio contrapedal (torpedão!) e guidão de mtb. Visual totalmente "clean", sem freios aparentes, cabos ou alavancas, sem falar da simplicidade mecânica e do baixo custo (pra largar apoiada em qualquer poste q ninguém rouba...).

Se alguém tiver um quadro mais ou menos assim ocupando espaço na garagem é só avisar q eu "ajudo".

:D

Um comentário:

  1. cara eu já usei o guidão assim e achei ele bem confortável.

    ResponderExcluir