5.7.10

Ecuador Final

Emílio panaca! Esqueci este post mofando no meio dos rascunhos já faz um tempão. E reclamando por não ter assunto... Nein, nein. Pois bem, apreciem o último post sobre o Equador!

Algumas curiosidades:

*Quase todos os pratos típicos do Equador levam banana e abacate. De todos os jeitos: crus, cozidos, doces e salgados. As bananas existem de vários tipos e os bolinhos recheados com queijo feitos com ela (bolones de verde) são ótimos. Vêm no café da manhã no lugar do pão.

*Também existe o cultivo de cacau, que na maioria é exportado. A produção do chocolate de qualidade vem das pequenas empresas. O chocolate em pó, para misturar no leite é muito bom, sem açúcar.

*Celulares: como no Brasil a impressão que dá é de que todos tem um celular. O mais engraçado é que eles estão nas mãos dos indígenas nos lugares mais longínquos e nas montanhas mais altas. Tem sinal por praticamente todo o país. As operadoras Porta e Movistar lideram (se é que não são as únicas).

*De um modo geral o país é bastante atrasado e pobre, difícil dizer quanto em relação a nós. A legislação de trânsito não parece existir; a trabalhista somente a partir deste governo é que ganhou mais força. São cobrados os impostos trabalhistas, passaram a ter direitos como férias, décimo terceiro (e décimo quarto) salário, os trabalhadores domésticos se equipararam aos demais, etc...

*Por causa do item anterior ser precário, o trabalho informal é enorme. Sem fiscalização vendem na rua as coisas mais inimagináveis; oferecem serviços engraçados como por exemplo tapar os buracos da estrada por conta própria e pedir uma moeda (pedágio) para tal.

*Ainda sobre o trânsito, as pessoas são transportadas de qualquer jeito, apesar dos avisos de uso de cinto, etc. Tiramos umas fotos que ilustram bem isso. O que mais chamou a atenção foi uma espécie de Van escolar transportando as crianças penduradas pelo lado de fora, porque dentro estava lotado....

*As ultrapassagens acontecem tanto pela esquerda como pela direita, tem de ficar muito atento.

*Parece ser um país de oportunidades, pois muito tem de ser feito. Na área da informática e das engenharias principalmente. Por exemplo e empresa aérea Lan opera em DOS. Tudo demora.

*As escolas tem férias escolares em fevereiro e março. Todos, todos usam uniforme tipo saia xadrez, blusão, camisa, gravata e meias compridas. Os únicos no país que não precisam usar uniforme são os Otavalos devido a sua tradição de usar a roupa do seu povo.

*Tudo que se compra, ganha-se nota fiscal escrita à mão. Até uns óculos de sol de camelô que compramos perguntaram se queríamos nota.

*A polícia é muito gentil, sempre que precisamos de alguma informação segura recorríamos a ela, sem problemas. Apenas uma vez nos pararam, no último dia, pediram documentos, olharam parecendo não estarem entendendo direito o que estava escrito. Liberaram logo. Nas barreiras os policiais ficam parados olhando e nada mais.

*A poluição por monóxido de carbono é muita, dá quase para passar mal no trânsito. Tínhamos de andar com os vidros do carro sempre fechados. Encontramos uns paulistas que nos disseram que se em SP os carros fossem tão mal regulados como aqui, estariam todos mortos!

*A gasolina é muito barata e nos postos apenas abastecem o tanque. Não conferem óleo, água, os banheiros...

*A legislação existe mas nada é cobrado e muito menos cumprido. Têm consciência da mudança necessária principalmente em relação as questões ambientais. Preocupam-se em passar uma boa imagem ao turista, pedem o tempo todo que divulguem seu país (que por sinal é lindíssimo). Somos jóias raras lá. Brasileiros não visitam o Equador, pensam que somos europeus falam inglês direto com a gente. Em alguns lugares (hotéis, restaurantes),nós fomos os primeiros brasileiros visitantes.

*Para viajar ao Equador é necessário colocar na mala roupa para todas as estações. Na cordilheira o frio é intenso 'a noite e ameno a frio de dia. Na costa é muito, muito quente.

*Percebemos que o país está passando por uma profunda transformação. É dificil definir em tão pouco tempo. A população está bem dividida. O atual governo (Rafael Correa, 44 anos) é de
extrema esquerda e muito populista. Alguns sustentam que é discípulo de Chaves(Venezuela). Compramos um livro para entender melhor, mas ainda não lemos.

*As estradas de todo o país estão em obras (talvez para mostrar serviço?), o que dificulta andar. Calculamos que a média de kilômetros por hora não passou dos 40. Se continuar assim, talvez
daqui uns 5 anos serão ótimas estradas; as obras são grandiosas em penhascos, túneis e pontes.

*Apesar de muito diferente, a comida é boa, sendo que os destaques são as frutas, sopas, sucos e sorvetes.

*O uso de cartões de crédito nem sempre é possível. Cartões com chip não funcionam. E alguns estabelecimentos cobram até 20% a mais no seu uso.

*É padrão a cobrança de 12% de IVA ( imposto de valor agregado) e mais 10% como taxa de serviço.

*O povo equatoriano é muito dócil, gentil, alegre e muito, muito disposto em ajudar. Pode-se pedir informações em qualquer lugar, são naturalmente esforçados em explicar. Em momento algun tivemos problemas ou sentimos medo.

E era isso! Qualquer dúvida, apontamento ou comentário q tenham, comentem aí embaixo...

:D

Um comentário: