2.8.12

Kindle 4 no Brasil

ou "Informações que eu tentei encontrar antes de comprar meu Kindle e não encontrei".

Meninas e meninos, comprei um Kindle 4. Ou, como andam chamando, Kindle 4 NT SO (de non-touch special offers). E a questão é que eu estava em dúvida, e resolvi comprar mesmo assim. E aqui vão as respostas as minhas antigas dúvidas, que possivelmente são as dúvidas de muitos de vocês.



Primeiramente, porque eu decidi comprar de fato: lê livros, descobri que não tem stress conseguir livros de graça, tem wi-fi e navegador de internet e custa 80 70 dólares. Feito, vale o risco. Para quem tem preguiça não tem tempo de ler todo o post, vale a pena pelos 80 70 dólares. Para quem quer saber mais, vambora. (sugiro antes ler os materiais disponíveis na própria amazon)


1) Como se compra Kindle do Brasil?

Dá pra encontrar em sites brasileiros e tal, mas nem perca tempo. Nesses lances coletivos de desconto tem uns caras conseguindo por 300 paus. Muito caro. No site da amazon.com, não tem as special offers e pega imposto certo quando vier para cá, finalizando em... uns 400 pila? Enfim, faça o seguinte:

Fale com aquela sua prima que vai pra Disney e peça se ela vai na BestBuy. Se é pacotão de agência, ela vai. "Prima, quando for na BestBuy, compra pra mim um Kindle? Não tem erro, é só pedir o Kindle maaais barato de todos.", e assim terás em mãos pagando 180 reais. Se ela quiser, pode abrir e jogar a caixa fora: só vem o Kindle, um cabo e uma folhinha de instruções inútil. O manual tá dentro dele, como ebook. Mas a caixa também não é grande. Se não me engano, é a mesma que eles usam para entregar livros pelo correio.

2) Vi que tem que registrar. Tem algum problema em usar o Kindle no Brasil?

Se não registrar, não tem como acessar os livros guardados, mas o registro é bem tranquilo, e no caso dessa versão não tem problemas, pelo que vi até agora. As versões mais sofisticadas tem problemas relacionados ao 3G, que não funciona fora dos EUA, e se você quiser comprar livrinhos com endereço no Brasil, é só comprar antes os Gift Cards da amazon com seu cartão de crédito internacional, adicioná-los na tua conta e usá-los para comprar o livro. Tem vários blogs por aí que explicam melhor que isso. Eu não tentei ainda. O wi-fi funciona tranquilo, e as propagandas aparecem igual.

3) E o tamanho do Kindle, os botões e tal?

Não é touchscreen. Resista ao impulso de enfiar o dedo na tela, só vai melecar. O que existem são botõezinhos embaixo: o que volta pra última página (não cheguei a contar quantas vezes, mas pode voltar um montão), o do teclado, o direcional com um "enter" no meio, o do menu contextual e o que volta pro menu principal. Além, claro, dos botões de virar a página, nas duas laterais, que permitem leitura com apenas uma e qualquer uma das mãos...


Confesso que achei o Kindle pequeno. O que é bom, pq cabe tranquilo em qualquer canto e é leve, mas ruim pq um dos meus primeiros incentivos a comprar um foi a quantidade (e os preços) dos livros da faculdade, que são todos grandes e cheios de figuras. Não vai rolar direito pra isso... Abaixo tem a comparação dele com uma folha A4, um L&PM Pocket e minha mãozona. Para ler texto normal o tamanho é excelente. Para navegar na internet, tranquilamente tolerável. Para imagens e HQ's comuns, complicado, mas quebra o galho.


E o teclado? Parece o do Super Nintendo, no qual tu tens que navegar até a letra e selecioná-la, depois a outra, e a outra... Mas, na real, é muuuito melhor do que eu imaginava. Muito mais fácil de usar do que em quase qualquer celular touchscreen metido a besta. A digitação não é tão lenta, mas ainda assim não é muuito bom para escrever coisas grandes. Pesquisar no google ou nos dicionários imbutidos é tranquilo, digitar endereços também. E todos sabemos que não é pra ficar atualizando o status do facebook e pulando dum lado pro outro, mas digitar uma pesquisa ou endereço específico e ler. Wikipédia é bem bacana no Kindle. Mas já estou invadindo a outra pergunta.


4) E como tira os special offers? Dá pra escolher o plano de fundo?

Sim. Mas as propagandas não são tão chatas. Tirá-las é apenas cosmético. Para alguns, elas poderiam até ser úteis, já que elas informam algumas ofertas especias (daí o nome) da Kindle store. Não é um processo muito trivial, e exige um tantinho de cuidado e conhecimento de informática, mas não há maiores riscos, pelo que vi. Aqui tem várias instruções diferentes, tanto para acessar o modo diagnóstico quanto eliminar propagandas e escolher plano de fundo. Em inglês. Divirtam-se!

Botão de menu dá acesso a várias coisas legais, como mudar o tamanho da fonte.

5) O Kindle aceita PDF, histórias em quadrinhos, etc? Como se passa os arquivos?

Oh, ótima pergunta essa última, vamos começar por ela. No site da amazon não encontrei muita coisa. Eles focam muito em "bah, é só comprar" e "por e-mail com uma taxinha", mas não dizem que não dá dos outros jeitos. Well, pode-se abrir normalmente como dispositivo de armazenamento removível, localizar a pasta documents, copiar lá e pronto, aparece na home do Kindle, desde que seja um arquivo suportado.

Eu uso um programa chamado Calibre, que gerencia uma biblioteca, converte arquivos e sincroniza o seu Kindle - ou até outros diversos aparelhos - com o conteúdo que quiseres, ao teu comando. É ótimo, porque organiza dentro do Kindle em pastas por autores e converte o que baixares, que provavelmente vai ser ePub, não suportado (acho) nativamente pelo Kindle. Assim, converta o que for para MOBI e feito. Dá pra fazer isso até com histórias em quadrinhos. O outro método que eu uso bastante é enviar algo anexado em um e-mail para o username@Kindle.com, funciona legal e é de graça, pois não está usando a tal da Whispernet. Mais adiante eu explico o que é isso, caso também tenham ficado com um pé atrás. Usando esse último método, é só conectar o wi-fi, esperar uns minutos (às vezes mais, às vezes menos) e o arquivo aparece no menu principal.


E como pode-se ver acima, quadrinhos funcionam. Mas lembre que é menor do que um livro de bolso. Apenas adicione à sua biblioteca do Calibre os arquivos CBZ e converta para MOBI. As letras ficam bem miudinhas - pensei até em usar uma lupa para ler - , mas não é necessário taaanto esforço, e a conversão de cor é eficiente. Não pesquisei muito a fundo, mas não consegui converter arquivos CBR, mas é fácil de contornar o problema: simplesmente renomeie seu arquivo.cbr para arquivo.rar, extraia e terás uma pasta cheia de imagens. Depois, compacte de novo, desta vez para arquivo.zip e renomeie para arquivo.cbz. No meu compactador - o que vem imbutido no Ubuntu - posso converter diretamente para cbz. Talvez no teu dê também, verifique. E se quiser saber um pouco sobre os formatos, google it. Tem em vários lugares.

O Kindle também aceita PDF's nativamente. Ficou empolgado? Eu também, e daí testei, e vi que não é tudo aquilo. Ao se jogar o PDF lá dentro como se fosse um pendrive, ele reconhece, mas exibe como se fosse imagem. Não se pode mexer no tamanho da fonte, tem que navegar com zoom, essas coisas que dão um certo trabalho, ainda mais num negócio que é menor que livros e que tem uma tela com atualização bem lenta. Funciona para quebrar galho, mas não é bom. Ah, mas eu posso converter, né? Poder, pode. Mas o PDF tem um problema sério: ele tem quebras de linha. Se convertido pra .mobi essas quebras permanecem, não importa em que ponto da linha. Talvez tenha uma configuração do Calibre que arrume isso, mas não consegui ainda. Ou até outro programinha, de OCR talvez...

O que eu já fiz para arquivos curtos que sejam puro texto foi copiar todo o texto, colar no editor de texto mais simples possível, substituir com Find & Replace todos as quebras por espaços e salvar em html, outro arquivo que o Kindle suporta nativamente e muito bem, por sinal, para coisas de página ou duas.

6) E navegar na internet no Kindle?

É completamente possível, apesar da baixa atualização da tela e da falta de teclado. Mas se usares a internet para uma eventual visita a algum dos teus "marcadores" (mesma coisa que favoritos), é bem tranquilo. Claro, não se pode olhar vídeos, jogos, coisas que exijam mais de uma janela e por aí vai. O meu até já trancou em alguns testes, mas em sites com conteúdo claramente não suportado pelo Kindle. Para ler blogs e navegar eventualmente na Wikipédia, é super cômodo.

 

Destaque para duas coisas legais: o 'modo artigo', que permite ler posts e artigos, por exemplo, como se fosse um ebook, com ajuste de fonte e tudo, e o freekindlebooks.org, que permite baixar livros da internet diretamente para o Kindle, sem o intermédio do computador. Provavelmente há mais sites assim por aí, tenho que dar uma olhada.


7) E essa tela e-ink marota aí?

É muito diferente de qualquer coisa que eu já tenha visto, e é realmente muito boa para ler no sol, melhor do que papel, pois papel tende a refletir um pouco. A falta de iluminação não faz a menor falta, é só buscar um abajur ou qualquer coisa do gênero, como se faz com livros impressos. Para mais detalhes, só fuçe na internet, que tem duzentas explicações mais técnicas. Ela é escadalosamente econômica: com uso normal, a bateria durou 5 semanas para mim.



8) E a amazon.com e essa Whispernet confusa aí?

Whispernet é o mecanismo de entrega de dados sem fio pro Kindle, utilizando 3g. Ou seja: não nos interessa. E quanto a amazon: tenho a tendência de desconfiar de qualquer grande corporação, e me preocupei a princípio com a dependência imposta pela empresa. Nas primeiras gerações de Kindle realmente era quase Apple o negócio, mas agora acho que aprenderam a relaxar. Por exemplo, um tempo atrás a senha do modo root era 'mario', simples assim. Por enquanto, tudo bem. Mas fiquemos de olho.

----------

Se tu gostas de ler, tem pouca grana e/ou teus interesses não são encontrados nas livrarias, o Kindle é um aparelho muito legal, pagando esses R$ 180,00. Ele pode ser configurado em português, mas a interface é tão simples que não faz diferença, e como a maioria dos ebooks disponíveis na internet são em inglês, sugiro saber ler inglês. Nada muuuuito profundo, já que o Kindle vem com dicionário Inglês-Inglês. E português, espanhol, italiano, alemão e francês. Para mim, se resume a três funções: ler, pesquisar na internet e consultar os dicionários. E, levando em consideração o preço dos eBooks, maioria em inglês, a variedade de bibliotecas físicas ao meu dispor e o meu gosto por quadrinhos e outros livros 'bonitos', o papel não morre nunca.

Caso você tenha comprado um, dê uma olhada nisso, nisso e nisso... E há um torrent grandão com muuuitos livros em português rolando por aí. Pena que perdi o arquivo, senão passava pra galera.

e.

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Ih, cara. Fui todo feliz pedir teu e-mail pra te enviar, grato por poder ajudar alguém, mas não achei o arquivo aqui :p

      Foi mal, Deco. Mas dá uma procurada por EBOOKS_PT-BR. Eu achei, se não me engano, na época que estava no filewarez. Talvez tu até aches algo mais completo.

      E quando for comentar no futuro, te certifica de que tem como te contatarem, além dos comentários. Como dito, eu ia te pedir teu e-mail pra enviar o arquivo...

      e.

      Excluir