4.12.12

Permissão negada ao rodar seu programa c?


Isso pode acontecer por vários motivos, o que torna bem chato resolver. No meu caso, consegui resolver, e como não encontrei muita coisa a respeito na internet, ainda mais em português, resolvi postar aqui. Quem sabe ajudo alguém...




Se você já tentou sudo, chmod +x, chmod 755 e o diabo, deixa eu te perguntar algo: estás trabalhando na pasta home? Nem eu. Se moveres tudo pra home, provavelmente funciona. Mas e se eu não quiser? Ok, vamos adiante.

Primeiro, deixa eu explicar meu cenário: tenho uma partição grandona na qual deixo todos meus dados, separados da instalação do Xubuntu, para não precisar fazer backups a cada 6 meses. No entanto, essa partição a mais não é montada automaticamente por default, então precisamos editar o arquivo /etc/fstab. Basicamente, adicionei uma linha conforme o modelo desse site. (pô, caí aqui justo pq queria português, e o cara me posta um link em inglês...)

E sem mais enrolação, a solução (no meeeeu caso) foi simplesmente adicionar na coluna de opções a opção exec, pois o default noexec (mesmo que não explicitado) não permite a execução de programas binários. Minha partição é ext4, mas o método deve funcionar também em partições FAT (pen drives) e NTFS (Windows).

Se alguém quiser complementar o post com informações mais embasadas, fique completamente a vontade ali nos comentários. Saudações a todos!

e.

Nenhum comentário:

Postar um comentário