17.5.13

Por autonomia!

Não conseguimos mais produzir. Temos vergonha do que criamos. Por mais que queiramos divulgar nossas músicas, poesias, pinturas ou até as mais simples ideias cotidianas, somos impelidos a pensar "naah, é bobagem minha". Fomos condicionados para tal, desde a mais tenra e suculenta idade.




Nós, os bons moços e moças, acreditamos na tua sabedoria e seguramos a tua mão, enquanto ouvíamos e assimilávamos tudo o que dizias, piamente. Não nos ensinaste, no entanto, uma das mais valiosas lições de sobrevivência: autonomia. Nossas ideias sempre poderiam ser desmistificadas, e nunca precisaram ser expostas. A lição seguinte nos mostraria o que pensar. Não pudemos enxergar, no entanto, o ponto a partir do qual nossas ideias passavam a significar qualquer coisa, dependentes - e crentes - da mão-guia. Alguns enxergam a luz, mas cada vez mais vejo gente se escondendo, amedrontados pelo brilho e por suas possibilidades desconhecidas. (oh, perdoem-me o clichê 'luz/trevas/liberdade'!)
E amigos: levantêmo-nos! Tudo ao redor é inspiração, tudo ao redor é folha em branco! Dobre as mangas, e assim conquistaremos a autonomia de que tanto necessitamos. Queremos algo bem feito, façamos nós mesmos. Não podemos nos contentar com o que existe, e que talvez não atenda nossas necessidades: produtos, arte, ideologia, até mesmo espaço. Podemos produzir o q imaginamos. Medo do feedback? Uma crítica positiva vale muito! E uma crítica negativa vale dez vezes mais!!

E a ti, que ainda insiste em esconder esse segredo dos q vêm: um a mais que sabe se virar sozinho é umlaissez faire, laissez aller, laissez passer a menos a manter debaixo de tuas asas. O q não é problema, mas solução! Laissez faire, laissez aller, laissez passer, se sabes q agora são capazes, e concentra-te no que é útil!!!

E a mim, jovem pretensioso: talvez estejas errado. Talvez estejas escondendo-se no teu cantinho inabitado, longe dos olhares atentos do grande público, hipócrita e alienado. Talvez teu guia de fato saiba o caminho, e apenas evitava q qualquer pupilo caísse em um dos incontáveis abismos próximos à trilha. Abre o olho, pensa direito!

e.


P.S.: e o q digo dos milhões q escrevem incessantemente todo o tempo, nessas redes sociais q abundam? Estão afinal se libertando e aprendendo a se expressar? Estão aproveitando q todos escrevem e ninguém lê? E o q eu sei?

Nenhum comentário:

Postar um comentário